Caracterisitcas Físicas Tabela de espessuras recomendadas  

Calcel
É um polímero da família dos poliuretanos utilizada em isolamento a frio, predominantemente utilizado na técnica da isolação térmica, produzido pela reação de um póliol e um poli-isocianato na presença de um agente de expansão.

Vantagens

O Calcel em qualquer das suas densidades-3311, 4011, 6011, apresenta uma boa resistência química à maioria dos solventes e reagentes, é impermeável e não apodrece.

Apresentação e Processos de Aplicação

O "Calcel" produzido em diversas densidades, pode ser aplicado em forma de peças pré moldadas ou pelo processo de injeção e pulverização (spray).

a) Pré-Moldado
Por este processo, que consiste na mistura de dois componentes líquidos em moldes fechados, resulta um bloco que permite ser cortado em placas, tubos e segmentos curvos.

b) Injeção
Por este sistema, a mistura dos componentes é diretamente injetada por maquinário apropriado em cavidades previamente preparadas. Ao reagirem os componentes, o material expande, preenchendo totalmente a cavidade e aderindo firmemente às paredes da mesma. Usa-se a camisa de alumínio para formar a face externa da cavidade onde o material é injetado.

c) Pulverização (Spray)
Neste caso a mistura é pulverizada diretamente na obra, por maquinário apropriado, sobre as superficies prévia e devidamente tratadas. A reação dos componentes proporciona uma superfície firme e rugosa, que poderá posteriormente receber acabamento à base de elastômero de uretano e pintura em epoxi ou tinta poliuretânica. Uso mais frequënte é para isolação térmica de tanques, colunas, vasos, esferas, etc.

Caracteristicas Físicas


Tabela de espessuras recomendadas

Poder Isolante


O extraordinário poder isolante do Calcel é consequência da sua baixa massa específica aparente e baixo coeficiente de condutividade térmica (K=0,016 Kcal./m.h°C). O baixo valor de K é assegurado pelas películas de cobertura, estanques à difusão, formadas nas superfícies de contato da espuma. O poder isolante do "Calcel"permite conseguir o dobro de eficiência térmica da que se obteria com qualquer outro material isolante, implicando, portanto, sua redução de cerca de 50% da sua espessura em relação aos outros materiais.